domingo, 10 de junho de 2007

Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas



Hoje é um dia essencialmente patriótico! Eleva-se a voz a cantar o Hino Nacional e a memória dos nossos antepassados, assim como toda a nossa história , cultura e valores que à quase nove séculos permanecem sendo passados de geração em geração... o orgulho de ser português! Embora nos dias de hoje sejam mais as desilusões e promesas de uma Vida melhor do que aquilo que ambicionamos, não nos devemos nunca esquecer, daqueles que tanto lutaram e sofreram para elevar o nosso país à sua glória maior, dignificando a alma deste povo e deixando a sua marca espalhada pelo globo. A nossa língua é somente a 6ª mais falada em todo o Mundo e tempos houve em que, tal como os E.U.A. no presente, Portugal era dono e senhor de um vasto Império e ditava leis como detentor da maior tecnologia, riquezas e património, artistas e pensadores e potência bélica e marítima... Lisboa já foi a capital do Mundo!!!




Tanto assim era que na maior epopeia jamais escrita em verso, Luiz Vaz de Camões nos deixou e deleitou na sua obra "OS LUSÍADAS", com a narrativa de feitos de glória de um povo aventureiro, descrevendo uma história de centenária sobre a alma lusitana. Poeta de uma destreza e criatividade ímpares, é também a ele dedicado este dia em que se comemora o aniversário da sua morte, continuando a ser passados mais de quatro séculos, o maior difusor da língua materna e o nosso maior ícone literário.

Espalhados pelo Mundo inteiro e continuando a cultivar as suas tradições, os portugueses e luso-descendentes continuam a deixar a sua marca nunca esquecendo as suas raízes e as belezas que se encontram nela na esperança de matar a saudade da terra que os viu nascer... PORTUGAL!

Tenhamos pois também orgulho em quem somos... CARPE DIEM!

1 comentário:

JORUI disse...

O Camões era cego só de um olho, o que lhe permitiu reforçar ainda mais a visão sobre o mundo que somos todos nós! Numa época em que pomos a nossa identidade em causa, elegendo o António das botas como o melhor Português de sempre...valha-me Deuses Camões, Fernando Pessoa, etc.etc....