No dia anterior ao da volta para Lisboa, resolvemos ir dar um passeio até à terra de "nuestros hermanos". Assim, atravessámos o Guadiana e fomos em direcção a Ayamonte, na Andaluzia. Fomos a uma tasquinha onde almoçámos "Pijotas y Paella", embora a preferência para o café final tenha ido para uma cafetaria especializada pois (contráriamente a tudo o resto) em Espanha o café é caro e é preferíver pagar o mesmo e saborear um bom expresso!
Entretanto depois demos uma voltinha pela cidade, entrando em todas as lojas, afinal era altura de "rebajas" e não se perdia nada em ver. Na volta já vinhamos provisionados de algumas coisas que lá se compram ao "preço da uva mijona", com um par de acessórios das lojas e com o depósito quase cheio de gasolina.
Nem imaginam, as filas de dezenas de carros nas bombas à entrada da
cidade, debaixo de um calor tórrido a aproximar os 40ºC, que os "chicos" e os "tugas"(na sua grande maioria) na fome de alimentar os seus carros... mas que vale a pena... vale!!! É mais de 1/3 de combustível com o mesmo dinheiro se fosse do lado de cá da fronteira.
Claro que "el torrón de Alycante y los caramelos con piñones" não ficaram esquecidos. Se possível fosse tinhamos enchido o carro, tendo em conta que entrar num supermercado é uma tentação devido aos preços bastante baixos, assim como em quaquer loja de marca que vende os seus artigos a quase metade do preço em que são cá vendidos.
Alguém com melhor disponibilidade financeira deixa lá a carteira, mas trás as compras para a casa para todo o mês, em vez de ter de contar cêntimos e ir buscar o mesmo cá em 6/7 vezes quando pode, prática já muito comum a quem mora junto à fronteira.
Apesar do calor, España foi uma experiência diferente, com comida diferente, numa língua diferente... num país muito à frente. Eh Toro!
CARPE DIEM!
Sem comentários:
Enviar um comentário