sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O Palácio da Pena


Sintra... Património da Humanidade; Passados mais de 30 anos da minha 1ª visita, voltei finalmente ao Palácio da Pena e pude, agora sim, admirar a sua verdadeira beleza e a sua mística, epítetos que lhe valem hoje ser considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal... e com todo o mérito, diga-se de passagem! Em nada fica atrás da Quinta da Regaleira embora diferente, andámos Km a pé e valeu cada passo dado,pois quem corre por gosto não cansa e mesmo debaixo de calor tórrido no início da tarde, foi com prazer que eu e a Lina nos embrenhámos nesta aventura.









Residência de monarcas, onde a história fez-se e se fez contar, tanto o Palácio como o Parque da Pena são de um exotismo muito peculiar. Mandado erguer por D. Fernando Saxe Goburgo-Gotha, príncipe casado com da Rainha D. Maria II e futuro Rei D. Fernando II, que apaixonado pela vila histórica e pela riqueza da serra, aproveitou as ruínas do antigo Convento da Pena para aí edificar esta obra da Arquitectura Romântica, com mistos vestígios Manuelinos e Góticos e influências de estilo bávaro, tendo também aproveitado as herdades em redor para criar um parque de beleza impar acrescentando plantas exóticas e pequenos lagos e lugares temáticos.

























O passeio no Palácio e a caminhada pelos meandros do Parque, tanto
apreciando as maravilhas arquitectónicas como a esplendorosa flora e belezas naturais da Serra de Sintra e encher o olho com a espectacular vista para a vila e para o Castelo dos Mouros, dão sentido a este contacto com a natureza e a mistura do histórico com o fantástico e soberbo deste local! Só é "pena" ter lá voltado apenas agora... e tão próximo, mesmo aqui ao lado! Fica a sugestão: mais vale tarde que nunca!


CARPE DIEM!








































































Sem comentários: