terça-feira, 3 de junho de 2008

Saudade e Recordação...



Olá "Velhinho"!

E hoje seriam 64 anos... Lembras-te da canção dos Beatles que cantávamos os dois quando era pequenino? "When i'm 64" dizia tudo, para quem a conhece de cor como nós! Csantávamos no meio duma brincadeira de fim de semana, numa viagem interminável no velho BMW 2002 até o Algarve de férias, nas pescarias em Maiorca, sei lá...

Hoje penso que ainda preciso muito de ti, da tua opinião eloquente e racional, do teu conselho pensado e sincero sem rodeios, até de alguns avisos que por vezes tendo a esquecer embora só momentâneamente. É grande a saudade que tenho dos jantares a dois, no Pabe, no Blues,no Aquafortis e no Agostinho, em que tinhamos conversas engraçadas, de histórias de outros tempos, produtivas ao soltar o pensamento em debates sobre os mais variados temas, emotivas quando envolvia desabafos e críticas sobre o que mas pessoalmente nos preocupava, mas sempre num discurso calmo e lúcido (longe das galinhas) sobre a Vida e as suas dificuldades e algumas vezes passando pelo inevitável "quão semelhante acho teu fado ao meu quando os cotejo" que só nós dois compreendemos.

Sinceramente faço um esforço para tentar ser para o meu filho 1/10 do Pai que foste para mim. Depois de ter perdido os primeiros 10 anos da sua infância, tenho conseguido aproximar-me muito mais e acompanhá-lo sempre que possível, mas jamais poderei dar-lhe o que tu me deste, mas estou convencido que ele com toda a inteligência e sagacidade que tem vingará por si próprio pois tem os pés bens mais assentes que os meus, o que me facilita a tarefa visto só ter que lhe indicar o melhor caminho, já que facilmente o atravessa e descobre novas metas por si só.

De resto nada de novo ou de especial... as loucuras são as mesmas embora com uma conotação diferente. O facto de teres partido uniu-nos como à muito não estávamos, para estarmos cada vez mais isolados depois dum tempo(perdoa-me a sinceridade) de Pai passás-te a culto mórbido quando pessoalmente gosto mais de te recordar a cores do que em preto e branco, com toda a tua essência, postura, carisma, carácter, sobriedade e bom gosto aliados às alegrias e momentos gloriosos que tivémos a dois e em família.

Às vezes sento-me num café ou restaurante sózinho e penso em todas estas coisas, penso no que me dirias se estivesses à minha frente e se o teu olhar seria de avaliação, orgulho, reprovação, crítica???... mas como sempre teria por certo uma coisa... honestidade, das tuas palavras sentiria um apoio incondicional, depois de também tu me indicares o melhor caminho... que ainda hoje com quase 35 anos preciso, quando devia saber melhor! Mas como aprendi contigo, por mais vasto que seja o nosso conhecimento; "Só Sei que Nada Sei...", mas se estivesses agora comigo dirme-ias algo mais que nada nestte mundo louco a que nunca me adaptei como era meu dever e responsabilidade e tu foste quem mais tentou.

Hoje, mais uma vez e porque é o teu aniversário dou-te um grande ABRAÇO cheio de AMOR, forte e apertado nunca esquecendo o que foste, és e sempre serás para mim... PAI!
"...and you can tell everybody this is your song, it may be quiet simple but now that it's done, I hope you don't mind that I put it down in words... How wonderful life is while you're in the world!"
CARPE DIEM!

4 comentários:

JORUI disse...

Caraças...a vida prega-nos estas partidas! Como vês Zé Catita as tuas raízes produziram excelentes frutos. Ah se soubesses o tempo que se perdeu com coisas menores, certamente que terias vivido todo o tempo do mundo com quem mais te amava! Sempre que os teus filhos quiserem, estou pronto a falar de ti, por ti e com os conceitos que nos uniam! Descansa que estarei por perto hoje e sempre!

Catitinha disse...

olha eu tou contigo tio sabes que a vida preganos partidas e desgostos mas não faz mal nós conseguimos sobreviver a isso e qualquer dia mas daqui a muito tempo se deus quiser irei ter com o avo e vamo-nos divertir mas espero que la em cima haja uma mesinha de bilhar e umas gajas boas se não é pá coitado do avô memo a sério ta la em cima a morrer de tédio mas o avo arranja sempre uma solução.bjs titota adeus.

Catitinha disse...

ola pai gostei do que escreveste mas sabes que o avo e feliz onde quer que seja não e qualquer um la em cima devem haver montes de pacóvios mas o avô tá lá a controlar aquilo tudo até deus deve tar espantado a dizer este homem deve ser o proximo a tentar tirar-me o cargo!Tchau bjs ricardo.

Anónimo disse...

Acabei de chegar de uma linda viagem que me levou entre outras à cidade que esteve na origem do nosso encontro...Stocholm de seu nomefoi ela a força motora que te levou até mim.Por que razão terá sido o aço... que nos uniu - quem sabe talvez porque a dureza desse metal fez com que conseguissemos chegar ultrapassar, vencer tanta adversidade e ao mesmo tempo atingir a tal «SUBLIMAÇÃO» tão apregoada por ti para mim «estado de graça» Penso como o nosso Ricardo que apesar de tudo estás rodeado de anjinhas - os anjos têm sexo e quem disser o contrário mente - e concerteza um dry martini com duas azeitonas. Foram
37+1 anos duma vida cheia de TUDO qualquer dia lá irei ter contigo mas com os os anjinhos - yenho o mesmo direito-Um toque e foge como tanto gostavas de dizer...mas não é isso que sinto SEI QUE CONTINUAMOS UNIDOS POR ESTQ FORÇA ÚNICA A QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR FAMILIA Até logo Um beijo com muito amor, sou mesmo eu u tua mulher mais conhecida por Teresa GORDA.