quinta-feira, 31 de julho de 2008

My Way!... nos 35


Já cheguei aos 35 anos. Encomendei um bolo de chocolate, marquei uma mesa no restaurante Prata da Casa e guardei lugar no karaoke bar Mouros e Cristãos e assim festejei o meu aniversário. Foi num ambiente de alegria e diversão que junto dos meus amigos e óbviamente a minha familia mais chegada, que apaguei as velas 20 minutos antes do fim do dia 29 de Julho. A melhor recompensa é saber que todas aquelas pessoas que me rodeavam, depois de um dia cansativo de trabalho, por amor e amizade à minha pessoa, se juntaram à minha volta a cantar os parabéns. Bem hajam por me proporcionarem esse momento, mas muito mais por fazerem parte da minha VIDA.Para fazer o pleno, faltaram apenas um grande amigo que não conseguiu por estar a trabalhar e duas pessoas que marcarão sempre a minha Vida e o meu caminho a seguir ao meu filho... O meu malogrado Pai a quem faço a devida homenagem e a minha Mãe com quem partilho as maiores loucuras e desventuras da minha história, um Amor duro mas incomparável, pois a ela muito devo no facto de passados 35 anos ainda estar em pé.
Viver devagar... um dia de cada vez, o mais relaxadamente possível mas mais consciente das dificuldades que encontramos todos os dias no nosso caminho. A todos faço seguir esta mensagem, pois na Vida tem de haver um espaço para Viver ao invés de apenas respirar! Cada pequeno momento de felicidade é algo para acarinhar e repetir e lançar-nos para a frente num sorriso... e é tão simples!!! Filhote, obrigado por me dares o maior dos orgulhos, algo terei feito bem; Lina, obrigado pela amizade e carinho e pachorra para aturar uma pessoa de muito difícil trato...poucos conseguiram; Mana, o elo de afecto que nos liga desde pequenos é inquebrável... tens o sorriso lindo e tens de o mostrar mais vezes, afinal o Homem que tens ao teu lado, o Fancisco, tem-te um Amor incondicional e só isso é meio caminho para ultrapassar todas as barreiras; Madrinha, muita honra e satisfação me deu em ter-te ao meu lado, já que és uma das poucas pessoas que me conhece desde o primeiro choro e 35 anos passados voltámos a passar esta data juntos; meus caros Mário e Carlos, foi muito mais importante do que imaginam ter-vos comigo... um sábio disse-me outrora"os amigos vão e vêm outros... mas não podemos deixar de Viver", aqueles de quem estou mais próximo estavam lá.
Fomos poucos mas bons... Valeu a pena? Vale Sempre!

CARPE DIEM!

Posted by Picasa
I DID IT MY WAY!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Feira Setecentista em Queluz

Posted by Picasa
Encontra-se no Largo do Palácio de Queluz, uma pequena feira temática, com produto nacional de artesanato de todo o tipo, música e festividades e acima de tudo muito humor, em que se viu que não é um dia de Verão quente que consegue facilmente afastar a populaça de um bom convivio e momentos de divertimento, ao som da música típica tradicional portuguesa e deliciando-se com os petiscos mais famosos da nossa praça, como o são os caracois, as sardinhas, chouriços, pregos e as farturas para finalizar, não esquecendo o pão quente, feito na hora e ali mesmo à vista de todos. Não faltou a cerveja, o vinho e a sangria para evitar discutir gostos.

Imaginem-se neste ambiente festivo, mas transportados 200 anos no tempo em direcção ao passado, em pleno secúlo XVIII, com os feirantes trajados dessa época, espondo as artes de labor e o seu resultado no produto final de peças simples em materiais por vezes difíceis de moldar e usar e outros em que a subtileza era o segredo do sucesso, sem descuidar a gastronomia e doçaria artesanal que é sempre uma mais valia. A fechar com mestria assistem-se a danças e cantares ao som da música da altura, malabaristas e equilibristas mostram os seus talentos... fidalgos fazem duelos de espada, pastores lutas de varas, tudo por uma donzela e em defesa da sua honra e, pois claro, não faltou a tourada que mais parecia uma macacada, com homens "valentes" e mulheres "destemidas" a "pegar o boi pelos cornos", acabando tudo engalfinhado para gaúdio e gargalhada geral do público presente.

Impossível imaginar tal evento sem a presença de Sua Magestade a Rainha D. Maria I, que com a sua Corte e os seus Vassalos, sempre acompanhada pela Guarda Real, compareceu na festa deixando marca de presença neste evento tão importante para os seus súbditos. No final houve grande espectáculo, visto Sua Alteza não deixar os seus créditos por mãos alheias... e o povo adora! Afinal a palavra de ordem era ALEGRIA!!!

CARPE DIEM!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cruzeiro no Báltico


Posted by Picasa


Partiu no no dia 11 deste mês e ainda não faz 24horas que chegou da sua viagem às capitais do Mar Báltico, num Cruzeiro fascinante num luxuoso navio de mais de 2000 passageiros e 700 tripulantes, em que as maravilhas visitadas e algumas revisitadas suplantaram qualquer mágoa, tristeza, decepção ou preocupação, que a Vida só por si e quando menos se espera tanto apraz a torturar, que esta pequena fuga a essas realidades desgastantes, acabou por trazê-la de volta com um sorriso nos lábios, uma calma generosa e um reforço de energia que apesar do cansaço, se notava no brilho dos olhos e no tom de satisfação e felicidade na voz.
Nesta jornada explêndida a bordo do M/V Empress, saiu de Helsínquia depois duma visita à cidade "Soberba da Escandinávia" onde já estivera "com o seu mais que tudo", o meu Pai Zé Manel, como O tratava por costume, em direcção a São Petersburgo, antigo sonho de ambos que não se chegara a realizar em conveniente oportunidade, mas que logo no primeiro dia de Cruzeiro se tornou para ela uma realidade. Foi um vislumbre e um encantamento quando se deparou com as maravilhas da antiga capital de Czares, sendo Pedro "O Grande" e a Czarina mais famosa da história desse país que é a Rússia, D. Catarina, os melhores exemplos testemunhados pela cidade Monumental de um império outrora ostentoso. A nova rota depois de mais um dia na sumptuosa cidade russa, levou o navio até Tallin, capital da Estónia, que se mostrou ser uma agradável surpresa, com muitas belezas para conhecer na menos conhecida das cidades do roteiro turístico. Estocolmo foi na sua essência, um reviver da história, pois já lá estivera com o meu Pai à mais de 32 anos pela última vez, o que lhe trouxe muitas e bonitas memórias, tendo sido a escala mais nostálgica. Segui-se Gdangsk na Polónia, com todas as suas tradições e costumes, assim como a eterna referência dos heróis nacionais como Lech Walesa e o anterior Papa João Paulo II, nascido Karol Woytila neste país. O Cruzeiro teve o seu final na capital dinamarquesa, Copenhaga, onde também fez o tour à cidade e apanhou o avião de volta a casa, fazendo escala em Madrid porum dia antes de chegar a Lisboa, tal como no dia em que havia partido, tendo assim aproveitado estes dois intervalos da viagem para conhecer algumas riquezas e reliquias da capital de "nuestros hermanos".

Claro que, excusado será dizer que mal pôs pé na embarcação gigantesca, tomou conta do leme e falou com tudo e todos, desde Barões a empregados de Copa, divertindo-se à Grande e à Portuguesa, ou seja, à sua moda única que é o espelho do seu verdadeiro ser e "maneira de estar na Vida" - cito. A Mãe já bem que Merecia e precisava desta quebra de rotina pois começava a entrar em espiral descendente, estenuada pelo sacrifício do seu esforço e as amarguras da Vida. No entanto Mãe, há que aproveitar o que a ela nos dá de Bom e nos faz Sorrir, pois a Vida continua...

CARPE DIEM!