segunda-feira, 24 de março de 2008

Dia do Pai


É um dia especial... quando os filhos se juntam aos pais e com eles têm a sua festa particular e cúmplice por mais pessoas que possam estar perto. É um sentimento nostálgico de bem estar, podermos partilhar aqueles momentos de sempre e para sempre com o nosso Pai e, sendo Pai o poder sentir orgulho nos nossos filhos mas também um a pontinha de nós próprios, afinal aqueles que nos prestam homenagem a nós Pais, são o fruto do nosso sangue e os portadores do nosso nome. Vê-los crescer de crianças a jovens e daqui a fazerem-se Homens e Mulheres é um salto, sempre felizes é o supremo orgulho que um Pai pode sentir pelos filhos, por maiores que sejam as adversidades da Vida, o que os Pais querem no fundo é o melhor para os filhos e é obrigação daquele que se auto-denomina como Pai, indicar o melhor caminho aos seus filhos mesmo que tenha de ser o mais dificil, pois a escolha errada de direcções pode ter consequências no futuro cujo peso torna-se demasiado para acartar. Os filhos que sonham e alimentam expectativas e objectivos têm de ter o apoio incondicional de um Pai que minimamente se dê ao trabalho de prestar atenção ao que os filhos pensam, desejam, sofrem e almejam. ignorar um problema ou incentivar os filhos a fazê-lo é abstraírmo-nos da nossa própria essência. Assim, penso que de todas as responsabilidades préviamente etiquetadas e rotuladas, a maior de todas é o saber ouvir e compreender os filhos, confiar neles para confiarem em nós sem impingir uma atitude contraditória que apenas os afasta. É óbvio que existirá sempre a necessidade de impôr algumas regras básicas para terem uma educação e uma vida melhor que a que podemos proporcionar-lhes. Estar de acordo com tudo ou tudo perdoar não entra nos parâmetros de desenvolvimento emocional e intelectual dos filhos, mas tentar entender alguns comportamentos que os fizeram desviar de um caminho que os ajudamos a descobrir, por vezes pode ser uma agradável surpresa, se um outro caminho inédito o fizer mostrar o potencial maior que pode ter. Até os Pais como os filhos estão em constante aprendizagem, afinal também são humanos.
A nível pessoal, este ano não pude estar com o meu Pai, mas a memória dos grandes momentos juntos do passada e um dia com o meu próprio filho, a passear, a brincar e a partilhar tudo o que um Pai e um Filho partilham, foram uma boa compensação... de Amor entre Pai e Filho.

Neste dia 19 de Março, como todos os anos fez 18 anos que comecei a fazer Hemodiálise, uma realidade que tinha em comum azar com o meu Pai e várias vezes traçou o rumo do nosso destino contra a nossa vontade. Mas os Catita sempre provaram nesse campo combater o seu pior inimigo em lutas desiguais mas com pequenas vitórias, até dizermos basta... grandes batalhas apenas chegaram ao fim por que assim o ditámos! O tesouro que se tornou para toda a familia o meu Filho, o último do nome, tornou-se no maior orgulho de um Pai que pouco o foi até à pouco tempo por ver nele uma força maior do que qualquer um de nós, pois desde tenra idade aprendeu a lidar com o sofrimento eé por isso hoje mais perspicaz e esperto que todos nós juntos. O legado rico de sabedoria que o meu Pai me deixou a ele transmito embora não seja exemplo para ninguém...muito menos dum Filho!!! Sinto Muito ORGULHO em ti Ricardo!
Espero ansioso vir a receber da minha irmã a noticia de sobrinhos a caminho, pois a Rita merece esses belos momentos que só uma Mãe reconhece e acarinha.
Era ÓPTIMO que em todo o lado pudéssemos ser Pais e Filhos partilhando do mesmo sentimento: AMOR, RESPEITO, HONRA, SINCERDADE E AFECTO!

CARPE DIEM!

terça-feira, 11 de março de 2008

Dinheiro...e mais Dinheiro!


Na sociedade em que vivemos, tudo o que nos rodeia, nos envolve
e nos afecta, é constantemente regido pelo que temos ou possuimos, queremos ou desejamos, comprometemos ou responsabilizamos. Tudo isto se poderia encurtar em duas coisas: o que podemos e o que realizamos!







É uma questão de consciência de cada um, mas poder, somos livres de o fazer quando nos aprover e tivermos meios para tal, desde que não se transgridam regras predefinidas, para realizar, dependemos únicamente da força de vontade e do empenho para levar a cabo até final um objectivo, seja ele pessoal ou de interesse comum.




A bem ou a mal, tudo isto tem como denominador comum uma simples coisa: Dinheiro!!! Nos dias de hoje a sociedade está catalizada e movimenta-se consoante as posses económicas e as suas pretenções ao ponto de sonhar com bens e serviços que rendam encaixe monetário, esquecendo que de nada serve tanto zelo para com isso, se não desfrutarem da Vida, já por si curta, vivendo em função apenas do dinheiro que podem ou não ter.



Existe um ditado que diz suscitamente: "O DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE... MAS AJUDA MUITO!"... no entanto não é bem assim. O Dinheiro ajuda quando necessitamos de algo de que dependa a nossa vida ou a daqueles que mais queremos, para proporcionar a Alegria de um sorriso numa face entristecida com a sua miserável sorte, ou concretizar um sonho depois de tanto tempo a imaginá-lo e a vivê-lo virtualmente a ponto de ser um momento inesquecível e marcante na nossa memória, também para alcançar finalmente o objectivo de Vida que préviamente deliniámos no "caminho para a Felicidade", e realmente nisso ajuda. O pior é quando este mesmo Dinheiro tem o seu efeito negativo, o reverso da medalha! quanto mais se ganha mais tentador ele fica, quanto mais se tem mais se quer, quanto mais se conquista mais se procura e quando se tem pouco ou nenhum vale tudo para ter o que outros têm e é uma ilusão vir a ter. Mais do que a possibilidade de corromper o índividuo, acaba por corromper a sua honra e humanidade...

E eis que, repentinamente, nos encontramos todos a viver em função de algo que se apresenta como um saldo bancário ou uma factura e cada vez mais se move electrónica ou digitalmente, a ponto de um dia deixar finalmente de existir sob a forma ainda conhecida, mudando o nome para Crédito!







No meio de tudo isto, quanto tempo das nossas Vidas sobra para serem vividas? Cada vez menos! Menos tempo para as famílias se reunirem, para grupos de amigos se encontrarem, para pais e filhos estarem juntos, para nos entreajudarmos uns aos outros quando necessário em vez de nos ignorarmos depois de pensarmos - Problemas já tenho os meus! - TUDO porque interesses pessoais e egoistas geralmente relacionados com Dinheiro ou a forma mais eficaz de alcançar apenas objectivos monetários em vez de procurar uma Vida se sobrepõe cada vez mais.

Com tantos problemas que o planeta tem, o nosso legado aos nossos filhos e netos qualquer dia(até para os mais íntegros) é a ganância e avidez por dinheiro, que já se nota na nova geração...
Agora... terei eu moral para escrever tudo isto? - perguntam.
- Como cidadão duma sociedade consumista em que me incluo... NÃO, pois nada produzi! Como Pai e Ser Humano e detentor duma bizarra história, onde não consigo encaxar a minha pessoa... SIM, definitivamente!



"A VIDA SÓ POR SI, SIMPLES E SEM CONTORNOS É MAIS IMPORTANTE QUE TODO O DINHEIRO OU PATRIMÓNIO QUE POSSAMOS POSSUIR..."


CARPE DIEM!